domingo, 23 de agosto de 2015

Somatotipos




somatótipo é uma teoria da técnica de classificação corporal . ela foi desenvolvida inicialmente em 1940, pelo fisiologista estadunidense William Herbert Sheldon, que dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: Endomorfia (adiposidade), Mesomorfia (muscularidade) e Ectomorfia (magreza), definindo determinadas características físicas que as diferenciam entre si e que são de extrema importância na musculação para um correto planejamento tanto de uma dieta quanto de um treino.


ECTOMORFO: O somatotipo ectomorfo é aquele com dificuldade de ganhar peso e volume muscular, assim como facilidade em perder resultados obtidos. Tendência a ter baixa porcentagem de gordura corporal com estrutura óssea comprida, corpo magro e longilíneo. Linha de ombro e de cintura mais finas que acompanham uma a outra. Possui também o metabolismo acelerado.



MESOMORFO: geneticamente falando, são mais predispostos a terem maiores ganhos musculares. linhas de ombros largas e linha de cintura mais estreitas o que facilita o desenho de um shape em V, o tao desejado shape de competidores e amantes do fisiculturismo. Atingem altos níveis de hipertrofia e adquirem boa definição e explosão muscular se comparado aos outros.




ENDOMORFO: geralmente são tipos físicos mais predispostos ao acúmulo de gorduras. São pessoas de braços e pernas proporcionalmente curtos. Tem uma estrutura óssea curta e alargada, com linhas de ombro e de cintura mais largas que acompanham uma a outra e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura.


É importante ressaltar que ninguém é puramente Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo, mas sim uma mistura desses tipos físicos havendo sempre uma predominância de um deles. Também é legal apontar que é possível que o biotipo de uma pessoa seja alterado ao longo dos anos e conforme a pratica de atividades de musculação e dieta, portanto uma pessoa Endomorfo não necessariamente será Endomorfo para o resto da vida, o mesmo se aplica aos Mesomorfos e aos Ectomorfos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário